30 de julho de 2010

UM HOMEM DE DEUS...


Dom Frei Luiz Flávio de Cappio é natural de Garatinguetá(S.P.). Nasceu em 04/10/46 .Recebeu a ordenação presbiterial em 19/12/71, e a ordenação episcopal em 16/o4/97. Desde então é bispo da diocese de Barra, na Bahia.
Poucos como ele entendem das coisas do Rio São Francisco e seu povo.
" Cheguei aos sertões baianos do São Francisco, há 33 anos atrás, e logo me identifiquei com o rio. Encontrei aqui o melhor modo de imitar São Francisco meu pai e modelo no seguimento de Jesus. Como S. Francisco também troquei uma familia de posses para me dedicar aos pobres. Nasci no Sudeste, no estado de S.P., e vim para o Nordeste. O rio faz o mesmo, nasce no rico Sudeste em Minas Gerais, e ao contrário dos outros rios da região corre para o empobrecido Nordeste, trazendo água e alimento. É o eixo, o centro, a artéria da vida do povo.
Passei a me sentir visceralmente integrado e esse povo e seu rio, numa franciscana, espiritual ecologia.
Dias após dias, fui observando a degradação ambiental e social do Rio São Francisco e de seus afluentes. Os ribeirinhos diziam das dificuldades crescentes em tirar das águas seu sustento: peixe escasso, vazantes menos produtivas, bancos de areia, dificil navegação, águas poluídas,rasas...Senti-me incitado a uma atitude mais contundente, além das denúncias infrutíferas. Foi então que, entre 1992 e 1993, com mais 3 companheiros fizemos a peregrinação, por um ano, da nascente à foz, provocando as comunidades ribeirinhas, a opinião pública e as autoridades a se juntarem numa campanha de salvação do São Francisco, rio e povo.
A peregrinação foi extraordiária oportunidade de conhecer o São Francisco, suas mazelas e potencialidades. Ficou evidente que seus principais problemas são o desmatamento, para as monoculturas e as carvoeiras, que diminuem os mananciais e provoca o assoreamento; a poluição urbana, industrial, minerária e agricola; a irrigação, que além dos agrotóxicos, consome águas; as barragens e hidroelétricas que expulsam comunidades, impedem os ciclos naturais do rio e comprometem 70% de suas vazões com energia elétrica; a pabreza e o abandono da população, a que mais sofre com as consequencias destes abusos."

( Do livro: Uma vida pela vida- Dom Itamar Vian)

14 de julho de 2010

Missões...


É isso que irei fazer nos próximos 15 dias.
Estarei fora (como se isso fizesse alguma diferença, ninguém aparece por aqui), não estarei espiando anonimamente todas(os) voces.
Vou pra Bahia, cidade de Xique-Xique, na beira do Rio São Francisco.
Mas uma experiência de vida, tenho certeza que aprenderei muito mais que ensinarei.
Quando voltar, no final deste mes, quem sabe colocarei aqui o resultado desta minha experiencia.
Vou na certeza que voltarei muito melhor...

8 de julho de 2010

QUALQUER CAMINHO.


"Qualquer caminho é apenas um caminho,
e não constitui insulto algum para si
ou para outros
abandoná-lo quando assim ordena
o coração.
Olhe para cada caminho
com cuidado e atenção.
Tente-o quantas vezes quanto
julgar necessárias.
Então, faça a si mesmo e apenas
a si mesmo uma pergunta:
Possui esse caminho um coração?
Em caso afirmativo o caminho é bom.
Caso contrário esse caminho
não possui importancia alguma."
( Don Juan Mattus- Carlos Castañeda.)

Marcadores