24 de outubro de 2009

Eu estive la...




Napier - a cidade do art deco
“uma cidade pequena de Nova Zelândia que pareça às vezes imaginária”
Longe dos grandes centros populacionais do mundo e das cidades européias e americanas onde mentiras evoluídas projeto do 20o século uma cidade pequena que seja original. Napier, Nova Zelândia, foi reconstruído nos anos 30 adiantados que seguem. Os fogos subseqüentes destruíram a maioria de seu coração comercial. Para o fim da década, Napier era a cidade a mais nova no globo.
Em nenhuma parte mais pode você ver tais uma variedade de edifícios nos estilos dos anos 30 - missão clássica, espanhola descascada, e sobretudo art deco, o estilo do 20o século - em uma área tão concentrada. E o art deco de Napier é original, com motivos maori e os edifícios do feno de Louis, admirador do grande Frank Lloyd Wright.
Realçado pelas palmas e pelos pinhos de console de Norfolk angulares que são sua marca registrada, e limitado por planícies crescentes férteis da fruta e da uva, por montes dramáticos e pelas costas do South Pacific, Napier bonito é o centro da região da baía do Hawke. Em Napier, você pode apreciar o legado da sua reconstrução brava e savour o espírito da era optimista do art deco.

Um comentário:

Fê Dutra disse...

Milu, já ouvi falar em Napier e as suas famosa construções em estilo art decor.
Você tirou foto de algum prédio ou monumento? Estou perguntando, pois adoro arquitetura.

Marcadores