20 de setembro de 2011

DOZE PASSOS....

Doze passos inpirados nas doze leis dos alcoólicos anónimos, revertidas a favor de qualquer um que queira atribui-los á sua vida diária.




Passo um:

Esclareça a sua história.



Porque não pegar num bloco, e escrever a nossa historia de vida... de nós para nós! Importantíssimo, verificar que, com toda a honestidade deitamos cá para fora informação valiosíssima sobre vidas que nos influenciaram, pessoas que nos marcaram, eventos que nos mudaram. Tudo escrevam. Sejam 100% verdadeiros com vós próprios e aseguir guardem para mais tarde reler.

Problemas familiares, doenças, doenças familiares, comportamentos padrão, coisas que verbalizamos...tudo! Nus e crus!



Passo dois:

Classifique as suas crenças



Pensar o que somos, que hábitos temos, em que é que acreditamos, porqué?... o que aprendemos com os nossos pais e que nos marcou profundamente, que sonhos acalentávamos quando crianças...o que temos como certo, os problemas dos outros estão antes dos nossos?? entender que os nossos pensamentos alteram a nossa saúde física. Qual o seu objectivo de vida? Está a segui-lo?? Preenche as suas necessidades mais intimas? Aprecia regularmente as suas capacidades , os seus talentos e aquilo que alcançou?



Passo tres:

Respeite e liberte as suas emoções



As emoções são parte vital da nossa orientação interior, são nossas... e temos de as assumir e dar-lhes atenção. Temos de aprender a senti-las e libertar os juizos que delas fazemos e, sentirmo-nos gratos pela sua orientação interior. Elas mostram-nos como estamos a direccionar a nossa energia vital.



Volto aqui a Eleanor Roosevelt que dizia que "ninguém, pode fazer-nos sentir irados ou tristes sem a nossa permissao"



Valorizo hoje muito a raiva, porque me fez observar que algo não estava bem e rapidamente, assim que encontrei forças me pus na estrada certa e ela nunca se transformou em ressentimento. Tudo isto são coisas que nos fazem mover, viver, e sentir tudo, de uma forma correcta para cada um de nós.



Passo quatro:

Aprender a ouvir o corpo



Aprender a perceber o nosso ritmo cardíaco ante determinadas situações, perceber porque há partes do nosso corpo que gostamos mais, e outras menos e analizar os porquês! quando temos uma dor, um mal estar, analizar o que pensavamos antes dessa dor aparecer ou o que vivenciamos, e fazer um gráfico, perceber o que é padrão na nossa saúde. Procurar toda a informação nesse sentido.

Asma por exemplo, o que a desencadeaou a nível emocional. O que vivemos na nossa vida e ambiente familiar faz-nos ter certos problemas de saude, ACREDITEM SE QUISEREM, CABE-VOS A VOCES EXPLORAR.



Passo cinco:

Aprender a respeitar o seu corpo



Os cansaços, a fome, o sono, aquelas coisas que as crianças fazem instintivamente, sem atrasar e nem questionar e que nós teimamos em não respeitar.



Passo seis:

Reconhecer um Poder Superior ou Sabedoria Interior



As nossas crenças, as nossas fés, os nossos ícones, a nossa fabulosa intuição e as mensagens e avisos que nos dá. Capitulo longo e altamente interessante, pode mudar muito a vida de muita gente se correctamente explorado e respeitado. Cada um sabe as suas! Ninguem "arrebita cachimbo!!"



Passo sete:

Reclamar a plenitude da sua mente



Ouvir os nossos pensamentos e respeitá-los, respeitar a nossa inteligência e sagacidade, saber valorizar estas características que todos temos. Interpretar os sonhos.



Passo oito:

Obter ajuda



"Pedir ajuda não significa que somos fracos ou incompetentes. Uma tal atitude indica geralmente um avançado nível de honestidade e Inteligência"

Anne Wilson Schaef



Passo nove:

Trabalhe com o seu corpo



Usar das terapias que achamos necessárias para melhorar o nosso nível físico e emocional.



Passo Dez:

Recolher informação



Ler, explorar, escrever, reler, avançar.



Passo onze:

Perdoar



Algo muito mais complexo do que aquilo que se possa imaginar, e de uma importância vital para o bom seguimento das nossa vidas e relações, totalmente desacreditado este processo tem-se revelado altamente curativo



Passo doze:

Participe activamente na sua vida.



"Acredite em si. Alguém tem de ter a iniciativa"

Frase encontrada numa embalagem de chá de uma conferência sobre a auto-estima!



Estes Doze passos estão fantásticamente desenvolvidos no segundo capitulo do livro de Christine Northrup

"Corpo de mulher , Sabedoria de mulher
 Fonte: "  Aqui pelo Campo" um blog que amo.....

3 comentários:

Graça Paz disse...

Muito obrigada por partilhar, é uma mensagem importante para todas as pessoas que dela precisem.
Um beijinho de Portugal

Graça Paz

Roseira disse...

Milu, querida!
O tempo nos permite refletir, escolher, decidir, realizar ou simplesmente, aplaudir a vida.
Meu aplauso carinhoso pra ti, guria que trago no coração. Beijos, Rosa Centeno.

Andrea Guim disse...

Oi, Milu!
Vim te convidar pro SORTEIO de uma ALMOFADA da ALUADA no BlogArte.
Bora lá participar!!!
Beijins,
Andrea

Marcadores